sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Banho de Óleo para os cabelos


Receitinha retirada da NET

Umectação capilar ou banho de óleo, é um potente tratamento para cabelos enrolados super ressecados.

A umectação devolve a umidade natural, equilibra, hidrata e acalma o volume dos fios.

Ela pode ser feita antes do banho para minimizar os efeitos do shampoo ou antes da hidratação, neste caso ela potencializa os efeitos da máscara.

A umectação deve ser feita com óleos vegetais puros e misturados como
(coco, semente de girassol, amendoim, rícino, jojoba, sésamos, extrato de aloe vera, amêndoa doce, semente de uva, gérme de trigo, abacate e por aí vai), evite óleos que contenham óleo mineral em suas fórmulas.
O óleo mineral gruda no fio e dificulta a penetração de outros ingredientes.

Pode-se adicionar gotas de óleos essenciais aos óleos citados acima.

Os óleos podem ser aplicados com os cabelos secos ou molhados se preferir (fica mais fácil), mecha por mecha, sempre enluvando.

Pode-se usar uma touca térmica nesse tratamento, sempre tomando o cuidado de esquentar a touca antes de colocá-la na cabeça, retirando-a da tomada, para que o calor apenas ajude o óleo a penetrar no fio sem fritá-lo.
Pode-se apenas deixar com touca de alumínio também.

No mercado tem uma gama de óleos próprios para o procedimento como os da Avlon, Innoar, Argan, Carol's Daughter, mais são caros e tem os óleos vendidos em lojas de produtos naturais que podem ser misturados e também o azeite de oliva extra virgem, comprei o de coco mais na lista ainda tem os de jojoba, macadâmia, babosa e por aí vai,

Fiz com o azeite de oliva extra virgem muito comentado e indicado das meninas da comunidade cabelos cacheados,
Passei nos cabelos secos antes de lavar, enluvei mecha a mecha, esquentei na touca térmica e fiquei mais 1 hora na touca de alumínio,
após lavei normalmente com shampoo,
apliquei uma máscara de hidratação,
o resultado não poderia ser melhor, muito macio, com brilho, solto, hidratado.
Abaixo algumas matérias sobre o assunto com outros modos de fazer e dicas de óleos:

Estava arrumando a bagunça do meu armário de cremes, e me deparo com algumas ampolinhas de óleo do avon rss, na verdade não tive coragem de ver a validade, mas eram ampolinhas com creatina, dai pensei... porque não testar?
Essas ampolinhas não são para serem usadas em umectação, são para serem usadas depois do cabelo lavado mas não vi nada de mal de tentar fazer o procedimento com elas.


Procedimento de umectação:


1o. Você deve utilizar um óleo para envolver o cabelo, existe vários óleos no mercado mas tome cuidado para não comprar os a base de óleo mineral, que apenas fazem o efeito maquiagem.
Óleos puros ou enriquecidos tem poder de tratamento, nesse caso são validos inclusive óleo de oliva, girassol, soja, amêndoas, coco, todos tem funções de reposição de umidade ao fio.

2o. Pause.
Aqui voce pode pausar de um dia para o outro, a noite, ou ainda pausar algum tempo antes de lavar.
Pausei 1hora na touca de alumínio.

3o. Proceder a lavagem normalmente e finalização, conforme seu habito.
Usei produtos de uma lavagem normal, sem muita programação, daquelas que fazemos quando estamos com pressa ou é inverno e nao tem jeito de pausar cremes e afins, bem para ver o resultado da umectação, e o resultado não podia ser melhor: Cabelos muito macios, com aspecto de bem tratados e sem nenhuma oleosidade.

Agora quero comprar algum óleo para refazer o teste, estou atrás do óleo de Argan que é a base da febre do momento, os produtos Moroccan Oil.

Um comentário: