sexta-feira, 2 de julho de 2010

Qual a diferença entre corset, espartilho, corselet e corpete?





Retirado da NET,
abaixo o blog...


O que é um corset?
Corset é o nome dado em francês para o espartilho.
Utilizado para a redução das medidas de cintura esculpindo o corpo o tornado mais curvilíneo. Podendo ser usado quando se desejar.

O Corset é bem diferente das peças que podemos facilmente encontrar em lojas de lingeries e em sex-shop cujo a função é de apenas ornamentar sem ter a mesma função que um corset que são bem estruturados.





Algumas pessoas fazem uso do corset constantemente, até para dormir, para se obter uma maior eficiência, esta pratica é chamada de Tight Lacing.

Qual a diferença entre corset, espartilho, corselet e corpete?
A diferença basicamente esta mais na forma como a peça é confeccionada e os elementos utilizados.

Corset (korset, espartilho)- Também pode ser chamado de espartilho que é o seu nome em português, ele é mais estruturado, do que um corselet e um corpete e confeccionado com varias camadas de tecido.

Espartilhos- Em lojas de lingerie podemos encontrar peças que são chamadas de espartilho, mas na verdade apenas foram inspiradas nos espartilhos antigos, são bem diferentes do que deveria ser um espartilho de verdade, sua função está apenas relacionada ao fetiche.

Corselet - Este sim é o espartilho de sex-shop com barbatanas de plástico e material elástico.

Corpete - São blusinhas com barbatanas geralmente de plástico, podem ser confeccionados em tecido elástico ou não, não sendo necessário o uso de forro, são fechadas por zíper ou até ilhós como o cosert.
São visualmente mais parecidas com o corset, às vezes sendo até confundidos, mas ao se olhar de perto à diferença é imensa.

Um corpete não possui a mesma estrutura que um corset, mesmo que um corpete possua barbatanas de aço espiraladas ainda sim não será como um corset, por não ser bem estruturado não irá agüentar a pressão das puxadas e ira deformar rapidamente.

Seu preço e bem inferior que o de um corset, pois o consumo de materiais e a mão de obra custarem bem menos.

Portanto na hora de comprar um corset com o preço muito baixo desconfie.

Na verdade pode se tratar de um corpete .

"A La Socirère também confecciona corpetes, para aquelas que não desejam afinar a cintura, mas é por uma questão de ética que venho deixar bem clara a diferença entre estas peças.

Deixe claro em seu e-mail que tipo de peça pretende encomendar para poder receber o orçamento correto."

Como se usa um corset?
Algumas pessoas que me vêem usando corset me perguntam se é pra usar escondido ou assim mesmo por fora da roupa, e eu respondo “Não é pra mostrar mesmo!”.

Os corsets que vemos hoje são pra serem usados por fora da roupa como uma peça complementar um acessório realmente.

Mas também pode ser usado de uma forma discreta, se a pessoa preferir, por baixo de um tailleur por exemplo fica muito elegante.

O que é Tight Lacing?
Esta palavra em sua tradução literal quer dizer laço apertado, sua pratica consiste em usar um corset por longas horas diárias, tornando a cintura mais fina até chegar ao ponto que a parte das costa do corset se feche por completo pois gradativamente as costelas flutuantes irão se curvando assumindo uma nova forma.

Qualquer um pode praticar Tight Lacing?
Pessoas saudáveis podem praticar Tight Lacing sem problema algum, portanto antes de se iniciar um treino de Tight Lacing é recomendado que a pessoa procure um medico para saber como anda a sua saúde.

Quais os problemas de saúde que podem restrigir ao uso de corsets?
Problemas de circulação, varizes, diabetes, insuficiência renal, pedra nos rins e alguns problemas de coluna (mas há casos em que o uso do corset pode ser até beneficio, mas isto semente um ortopedista poderá avaliar).

Qual o modelo indicado para tight lacing?
Os modelos underbusts bem básicos (ficam na linha abaixo do busto), nenhum overbust serve para este fim, não são indicados para treino são só para passeio, seria muito incomodo usa-los para este fim.

Até quantos centímetros é possível perder?
Bem isto é variável, vai depender mais do empenho de cada pessoa e é claro do corpo de cada uma, mas algumas tightlacers chegam a perder 10 cm.

Adolescentes podem usar corset?
Usar corset sim, as peças fashions para passeio mas se a intenção for praticar de thight lacing, o ideal é consultar um medico ortopedista antes, pois nesta fase o corpo ainda não está totalmente desenvolvido e se não houverem restrições medicas até poderá ser realizado um treino leve, moderado.

O uso de corset ajuda a também a perder barriguinha?
O corset comprime as costelas e ajuda a reduzir medidas da cintura, com corset apertando a cintura, poderá fazer com que a pessoa venha a comer um pouco menos fazendo com que se perca peso, porem quanto a barriga o ideal é combinar e a pratica de abdominais ao uso do corset.

Fica bem para quem tem seios pequenos?
Claro que sim, pois não é preciso ter seios fartos para se usar corsets, a pressão que o corset exerce faz com que o busto seja projetado para cima dando a impressão de seios maiores, alguns modelos overbust possuem bojo.

Qual o modelo ideal para quem tem seios fartos?
Para suavizar o volume dos seios você pode optar por modelos com o decote mais alto e reto ou optar por um modelo underbust.

Qual o tipo de tecido mais adequado para corsets?
Há uma grande variedade de tecidos que podem ser usados na confecção de um corset, contanto que sejam tecidos planos (sem elasticidade).

Alguns exemplos: gabardine, brim, oxford, jeans, tricoline, crepe, cetim, tafetá, bocado, zebeline, veludo, shantung, jaquard, ceda...

Quais os tecidos mais indicados para o uso durante o dia?
Os mais indicados são tecidos mais opacos sem muito brilho, e os que possuem brilho para a noite, como é o caso do verniz por exemplo que é totalmente noite, ja no caso do couro seria variável.

Qual o modelo mais adequado para o meu primeiro corset?
Você pode optar por qualquer modelo, levando em consideração se pretende usá-lo com maior ou menor freqüência, escolhendo então qual o modelo que possa se adaptar melhor as suas necessidades.

Valores?
Os valores variam devido à complexidade do modelo, o tecido escolhido, as aplicações, detalhes e aumento no consumo de tecido.

(Peça um orçamento sem compromisso).

Um corset é uma peça totalmente artesanal na qual é necessário se dedicar ao máximo até o seu termino, levando vários dias para que a peça esteja totalmente pronta.
Corset não é algo que possa ser produzido em larga escala, fazendo com que se gaste mais em mão de obra.

Em sua estrutura são usadas varias camadas de tecidos e barbatanas em aço inox, todos os materiais devem ser alta qualidade fazendo do corset uma peça de muita durabilidade, se bem cuidada irá durar por vários anos.

Tamanhos?
Um corset é uma peça produzida sob medida para se obter um melhor caimento ao vestir, portanto será necessário que você informe as suas medidas exatas junto ao pedido de orçamento seguindo as instruções conforme o indicado na figuras, se não conseguir medir sozinho peça ajuda de outra pessoa.

(veja o tópico de "como tirar as medidas").

Este é o nome dado ao treino para a redução de medidas, que traduzido literalmente quer dizer "laço apertado".

O principal intuito de um corset é e sempre foi o de redução de medidas.
Porem para se usar corsets não é uma obrigação praticar tight lacing, pode-se optar em usa-lo apenas como um acessório de uso esporádico, neste caso então não haverá redução permanente das medidas mas somente momentânea.

Tight lacing é um método bastante eficaz para a redução de medidas.

O método consiste no uso do corset por algumas horas diárias, que gradativamente deverão ir aumentando, conforme o corpo permita, é claro que se deve ter cautela e respeitar os limite do corpo.
O uso dos corsets com este intuito já é bastante antigo contudo o termo "tight lacing" é um termo um tanto recente.

Como Funciona?
A pressão exercida pelo corset faz com que as costelas flutuantes se curvem gradativamente e com seu uso constante acabem por assumir a sua nova forma.
Esta redução é permanente.
Não se deve querer apertar logo tudo de uma vez a redução acontece aos poucos conforme o corpo vais se acostumando a pressão deverá ir aumentando.

Quanto tempo Leva?

Isto é algo bastante variável para cada pessoa, assim como os cm de redução.
Segundo dados obtidos através de depoimentos de praticantes de tight lacing dentro de 4 a 6 meses de uso diário já poderá ser observado uma certa diferença, o corset também poderá ser usado para dormir se a pessoa desejar e a adaptação estiver sendo boa, lembrando que isto não é uma obrigação pois nem todas conseguem se sentir a vontade com o uso noturno, já outras até preferem.
Porem este tempo não é uma regra, isso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do empenho e de seu próprio metabolismo.

Quando o corset estiver fechando completamente com as duas partes das costas já encostadas e você tiver a sensação de que seu corset ficou largo, então ja será hora de trocar-lo por um menor, novamente 12cm a menos que a medida da cintura, o corset antigo ainda poderá ser usado mas apenas para manter a cintura ou para dormir.

Faça anotações das medidas iniciais para que possa ir comparando os resultados ao longo do tempo.

Quanto de medidas é possível perder?
Algumas praticantes conseguem mais 10cm de redução de medidas.
Porem isto depende muito do empenho de cada uma e dos limites do corpo de cada pessoa é claro.

Corsets e exercícios.
É muito importante que se exercite a musculatura da região com a pratica de abdominais isto irá fortalecer a musculatura.

O corset não faz perder barriga mas sim medidas da cintura, que é um fato comprovado.

O que acontece é que com o uso a pessoa também poderá treinar melhor seus hábitos alimentares e ingerir menos comida, não é preciso comer usando corsert, mas é bom que se tenha em mente uma meta e procure cumpri-la.

Faça uma reeducação alimentar.

Modelo ideal para a pratica de Tight Lacing
Os underbust e cincher são os modelos indicados para este fim.

Estes são os modelos que começam na linha abaixo do busto.
Um overbust (modelos com bojo) é desaconselhado para esta pratica, ele se tornaria desconfortavel se usado para esta finalidade, que exigem um uso constante .

Os modelos overbust são mais ideais para passeio ou para roupas de festa.
Um corset confeccionado para esta finalidade deve ser resistente e muito bem estruturado, isto todos os meus corset são.

A modelagem deve ser modelagem básica de aparência simples, barbatanas de aço inox e feito sob medida, tendo de 12 cm à 15cm a menos que a medida real da pessoa , o seu comprimento deve ser ideal, não sendo muito comprido, para que não atrapalhe os movimentos, nem curto demais para que parte da barriga não fique de fora.

Lembrando que esta redução será feita somente na modelagem as medidas informadas no ato da encomenda devem ser as reais de seu corpo.

Qual o tecido ideal para este fim?
O tecido ideal para esta finalidade é um que seja firme e resistente, eu costumo recomendar a sarja, oxford, gabardine ou tricoline.

Os modelos mais trabalhados em tecidos finos são ideais para passeio, pois enquanto um corset de passeio irá durar por anos, um para tigth lacing sofrerá um maior desgaste devido ao uso constante.

Contudo devo alertar à evitar o exagero de querer alcançar cada vez mais uma cintura menor, isto além de parecer artificial pode prejudicar a sua saúde, a redução das medidas ocorre de maneira gradativa, então não queira apertar o seu corset logo todo de uma vez, isto só irá gerar desconforto e poderá até lhe machucar, vá apertando aos poucos na medida que seu corpo permitir.

OBS: Para se praticar tight lacing é preciso ser uma pessoa saudáveil alguns problemas de saúde restringem a pratica do tight lacing.

Em caso de duvidas procure orientação de um médico ortopedista.

Para as que pretende praticar Tight Lacing

Reveja seus habitos alimentares.

Coma comida leve, evite refrigerante, beba água, diminua a ingestão de carne vermelha, evite comidas pesadas de difícil digestão e que possam causar azia e gazes, coma frutas e legumes.

Evitem comer demais de uma só vez, procurem fazer todas as refeições dirias para poder evitar isso, não deixem de se alimentar direito.

Pratiquem exercícios.

E vá anotando as medidas ao longo do tempo para poder manter registro comparativo.

Comece o treino de forma moderada até que vá se acostumando com o corset, só va apertando e aumentando o número de horas de uso, conforme o seu corpo ir permitindo.

O resultado não é igual para todas, o organismo de cada uma é diferente então algumas obtem resultados satisfatórios mais rápido e outras nem tanto, mas não vá desanimar por conta disso, vá praticando o treino dentro de suas possibilidades e se acabar engordando neste meio tempo, reveja as coisas com as quais anda se alimentando e também não desanime por conta disso.

Quando o Tight Lacing é desaconselhado
Nem todas as pessoas podem praticar o treino de tight lacing, mas isto não quer dizer que não se possa usar um corset esporadicamente.

Como o treino requer o empenho de uso por algumas horas diárias, para algumas pessoas isto pode ser prejudicial.

É desaconselhado o uso- Para pessoas com problemas circulatórios ou com varizes, diabéticos, problemas renais, cirurgia de abdômen muito recente, hérnia de disco (para alguns tipos de problemas de coluna o uso não é totalmente desaconselhado podendo até ser benéfico, mas isto só um médico especialista poderá lhe dizer).

Não é totalmente desaconselhado- Para alguns tipos de problemas de coluna, pessoas com problemas gástricos, gastrite ou refluxo (digo isto por experiência própria, mas é preciso ter cautela, não o use nos dias em que estiver passando mal, mas estando bem sim, só vá com calma pois apertar demais poderá gerar um certo desconforto).

Em caso de duvidas procure orientação média.
Valéria Sorcière

COMO AMARRAR O LAÇO

Todo corset necessariamente tem que ter as cordinhas nas costas.

As cordinhas na parte das costas é a característica principal desta peça, são elas que irão ajudar a dar a forma desejada a silhueta, conforme o aumento da pressão exercida.

Se não houver esta amarração traseira não é corset mas sim um corselet ou um corpete.

O laço deve ser amarrado na altura correta da cintura, da forma com mostra a figura abaixo.

Neste site tem fotos com o passo a passo de como fechar o corset e como amarrar o laço.
http://www.darkgarden.net/aftercare_howtowear.asp



BUSCANDO INSPIRAÇÕES PARA OS MODELOS
São sites internacionais que eu gosto e considero belíssimos.

Estou postando estes links apenas para que vocês possam se inspirar nos modelos e não para fazer cópias na integra, ja que prefiro muito mais criar um modelos especifico para cada cliente, sempre irei sugerir pequenas alterações.

Mas esta ai a dica!

OBS: Em se tratando de estampas, como são modelo de sites de fora do Brasil será muito difícil de encontrar estampas idênticas mas podem ser substituídas por algo similar. A dica dos links é mais para sugestão de modelos.


www.julina.ru
www.deadlycash.com

www.farygothmother.com
www.volutecorsets.com

www.darkgarden.net/gallery.asp
http://www.bridalchalet.com/Gallery/corsets/index.html?pg=1

Cuidados

Só o lave quando for extremante necessário, pois um corset não é como uma peça de roupa comum que deve ser lavada com freqüência isto não é necessário nem tão pouco recomendado.

Lavagem caseira
Lave-o a mão em um dia bastante quente, assim ele irá secar bem rapidamente, use sabão neutro, não torcer apenas apertar para que a água escorra, nunca lave a maquina ou torça na centrifuga, não o esfregue com escova, não exponha a parte externa virada para o sol, não use pregadores, não usar aferro de passar.

Lavagem em lavanderia
Se optar por uma lavanderia a lavagem deve ser a seco e leve-o a uma de sua confiança.

Cuidados para conservação

• Evite usá-lo diretamente sobre a pele o atrito e o suor poderão danificá-lo, use uma segunda pele ou um tubo de malha por baixo da peça.


• Guarde-o dentro de um saquinho de tecido ou dentro de uma caixa embrulhado em papel ceda branco.


• Não o enrolar e nunca guardar debaixo de pilhas de roupas isto irá deformar a peça.


• De vez em quando o coloque em um local onde possa ser arejado para evitar bolor.


• Nunca guarde o seu corset se ele estiver umido depois do uso, deixe-o secar se não pretende lavar de imediato.


• No caso de cetim e tecidos delicados tomar cuidado com os acessórios e bijuterias que for usar, para não correr o risco de desfiá-lo.

COMO TIRAR AS MEDIDAS?
É aconselhável que você peça a ajuda de alguém, mas se preferir tirar as medidas sozinha tire-as de frente para um espelho assim você poderá visualizar melhor as áreas necessárias.


Você deve circundar o tórax com a fita métrica de maneira que ela fique bem justa ao corpo, mas sem apertar demais, tomando o cuidado de que ela esteja na posição correta, a medidas devem ser exatas pois as reduções necessárias serão feitas a partir dsas medidas exatas da cliente no momento de ser feito o molde do corset.

Linhas para tirar as medidas

Medidas para modelo Overbust
Linhas Horizontais


1: Busto. A circunferência do tórax na altura dos mamilos (parte mais saliente).
2: Tórax. Linha abaixo dos seios (onde ele termina).
3: Cintura. Corresponde a parte mais curvilínea da região abdominal.
4: Bacia. Linha onde termina o corset.

Linhas Verticais

5: Medida altura da linha do tórax à linha da cintura. 6: Altura da linha do tórax até a linha da bacia.
7: Medida da altura do corset. Linha do tórax até a ponta do corset (se a ponta for muito baixa o corset poderá ser um pouco incomodo na hora de se sentar).
8: A altura de busto à linha da bacia.



Medidas para modelo Underbust

Linhas Horizontais

1: Tórax. Linha abaixo dos seios (onde ele termina).
2: Cintura. Corresponde a parte mais curvilínea da região abdominal.
3: Bacia. Linha onde termina o corset.

Linhas Verticais
4: Medida altura da linha do tórax à linha da cintura.
5: Altura da linha do tórax até a linha da bacia.
6: Medida da altura do corset.

Barbatanas
Em todos os nossos corsets utilizamos barbatanas de aço inoxidavel de dois tipos, rígidas e espiraladas que são protegidas por ponteiras. Estas barbatanas não deformam nem enferruja.

Ilhós
Na pare traseira é imprescindível a utilização de ilhós, são eles que possibilitam regular o corset. Esta é a característica principal de todos os corsets.

Busk (fechamento frontal)
Nosso Busk também é em aço inoxidavel.
Busk é como é chamado o tipo de fecho utilizado nos melhores corsets para tight lacing, este tipo de fechamento é uma chapa de aço inox com os fechos soldados nela, esta peça ajuda a pressionar a região frontal da barriga e também a vestir o corset mais facilmente.

Protetores para as costas removível.
Estes protetores são estruturados com barbatanas de plástico e sarja, podem ser colocados e retirados do corset quando se desejar.


valeriasorciere.multiply

5 comentários:

  1. como a gente consegue o modelo básico p encomendar um conserlet

    ResponderExcluir
  2. TBM QUERO O MODELO BÁSICO PRA COMEÇAR A PRATICAR, BEIJOS...

    ResponderExcluir
  3. Olá vim fazer uma visita, estou querendo comprar um corset, mais vou usar com cautela, vi algumas pessoas que exageram e ai ficam ridiculas, chega a ficar estranhas, acho que pra modelar ta bom né,sem exagerar, gostei do seu blog e das dicas, já vou me tornar sua seguidora, qdo der me faça uma visitinha tenho um blog de trabalhos em croche, Bjusss

    ResponderExcluir
  4. amei seu blog, adquiri à pouquíssimo tp um corset, e me apaixonei por essa peça, e como o meu corset é de cetim branco tinha mtas dúvidas em lava-lo. Obrigado pelas dicas e estarei visitando sua pag. sempre! bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Se tem laço nas costas preciso de ajuda para colocar?

    ResponderExcluir